B2B e B2C Modelos de Negócio que Impulsionam o Mercado.
- laissilva71
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
Em uma economia cada vez mais incerta, modelos de negócios surgem para se adaptar aos hábitos e necessidades dos consumidores. Gerenciar o tempo e alavancar vendas em um mercado que nunca fecha são modelos de negócios estratégicos e essenciais para colher bons resultados e alto volume de vendas.
Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma ferramenta indispensável para a gestão dos negócios, desde pequenas as grandes empresas, oferecendo suporte e infraestrutura para transação entre fornecedores e, principalmente vendas diretas para clientes (GWOZDZ et al., 2014).

Para atender a essa demanda, o e-commerce se tornou a ferramenta mais útil e benéfica para as empresas e consumidores. As organizações se adaptaram aos processos sistematizados, e ampliaram o alcance dos consumidores, seja ele para operações voltadas a atender o consumidor final Business to Consumer (B2C), quanto para transações entre empresas Business to Business (B2B) contribuindo para o seu desenvolvimento operacional.
Dentre esses modelos de negócios o Business to Business (B2B) fornece de forma sistemática a possibilidade de empresas negociarem entre si, compras e vendas, com particularidades exclusivas, podendo aprimorar a política de compras com alinhamento e organização, tornando mais eficaz, conciliando demanda e volume, proporcionando uma boa experiência entre empresas, formando assim grupos seleto de usuários definido com modelo organizacional, por envolver empresas e seus setores estrategicamente (RODRIGUES, 2012).
Em contrapartida Business to Consumer (B2C) se caracteriza por ser um modelo aberto ao público, onde as vendas ocorrem diretamente para o consumidor final (MENDES, 2011). Esse setor tem passado por um constante processo de crescimento, pois tem ligação direta com a logística, o marketing e outros serviços como o de pagamento (PEREIRA E PRADO, 2009). Esse modelo resulta em uma relação promissora entre empresa e cliente resultando em um fluxos constante de desenvolvimento, decorrente de uma logística potencializada, que reflete na qualidade do serviço e consequentemente da fidelização do cliente.
Estrategicamente, os dois modelos de negócios são capazes de resultar em aumento de mercado, redução de custos e consequentemente maior lucratividade empresarial (SOUZA E BREMGARTNER, 2016), além é claro da velocidade e eficiência nos processos, sendo um fator determinando nos resultados. O e-commerce tem se tornado uma ferramenta indispensável para o mundo, onde os modelos B2B e B2C vem sendo usado sem interrupções tanto por pessoas físicas como jurídicas, pois a facilidade de acessos e a constante busca por informação aumentam a demanda e consequentemente a necessidade de um modelo de negócio em grande escala.

Comments