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Consultores Afiliados: Estratégias para Expansão e Inovação Empresarial

A concorrência acirrada, a dinâmica do mercado e os constantes avanços tecnológicos, vêm trazendo desafios significativos as organizações, exigindo um alto grau de adaptabilidade e competitividade. Tornar o ambiente de negócio mais dinâmico e voltado para o crescimento continuo contribuir para o fortalecimento estruturar no mercado e aumento de visibilidade empresarial.  Segundo Czarniawska e Joerges (1996), as mudanças sociais constante ajudam a entender como outras empresas estão atuando, colaborando para o planejamento estratégico e adoção de práticas inovadoras com o objetivo de alcançar metas de caráter estratégicas.

Diante desse cenário, Whittington (2006), destaca a importância da terceirização das vendas, seja por meio de consultores ou parceiros, como parte de uma estratégia voltada a reformulação, transferência ou implementação de novas práticas. Onde o papel do consultor afiliado ganha relevância ao atuar não apenas na divulgação da empresa, mas também no diagnóstico de melhorias, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que atendam com excelência as demandas dos clientes, implantando inovações estratégicas.


O consultor afiliado, surge como um recurso estratégico capas de contribuir significativamente para o alcance dos objetivos financeiros da empresa, sem a necessidade de expandir seu quadro fixo de colaboradores. A atuação desse parceiro se da de forma externa, utilizando seu conhecimento de mercado e rede de contatos, divulgando produtos e serviços ofertado pela empresa, ao mesmo tempo trazer uma visão ampla, contribuindo com insights essencial para atender a necessidade do cliente e as tendências de mercado. Além da intermediação comercial, representando a marca, identificando oportunidade de melhorias, fortalecendo o relacionamento e gerando valor para empresa.

A consultoria vem sendo um processo de autonomia para ambas as partes como ressalta (ARGYRIS,1970; Schein,1977). Ainda de acordo com Schein (1977), o consultor tem como principal tarefa ajudar, apoiar e orientar cliente e empresa na tomada de decisão, agindo por conta própria. Sendo um profissional que atua como parceiro estratégico da empresa, ofertando produtos e serviços visando benéficos acordados previamente. Diferente de um vendedor ou representante comercial interno, o consultor não tem vínculo empregatício direto, mas represente da forma autônoma os produtos e serviços da empresa, utilizando de sua expertise e rede de contatos impulsionar os resultados comerciais.

Essa parceria é adotada por empresas que querem ampliar sua presença de mercado sem aumentar diretamente sua estrutura interna. A figura do consultor coopera ativamente com o posicionamento da empresa, prospectando possíveis clientes, trazendo melhorias, sendo uma ponte entre empresa e mercado.

Para atuar como consultor afiliado é exigido habilidades expansivas de comunicação, negociação e planejamento estratégico. Além disso é fundamental que ele conheça os valores, os produtos e os diferenciais da marca que representa, para que sua atuação seja autentica, transmita credibilidade e segurança para o cliente.  

Apesar das vantagens de se implantar um programa de consultores afiliado, exige-se atenção sobre os perfis desses parceiros, analisando afinidade com valores, técnica e comportamento. Além de ser indispensável oferecer treinamentos e material de apoio, bem como ser claro quanto as metas e objetivos esperados, e estabelecer com clareza comissões e benefícios.

 Pode-se concluir que o consultor afiliado é uma alternativa muito estratégica para empresas que buscam expansão, inovação e maior visão de mercado, pois ao unir o produto estruturado com habilidades comercias e presença de mercado, espera-se que essa parceria seja multiplicadora da maca. Por isso é preciso planejamento, alinhamento e monitoramento constante, do recurso visando cada vez mais ampliar o cenário empresarial.



 
 
 

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