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E-commerce inteligente

O comércio eletrônico está se solidificando no contexto social imposto pela crise do coronavírus, marcando um momento de forte consolidação, onde milhões de pessoas estão realizando compras online, e muitos estão adotando esse hábito pela primeira vez. De acordo com pesquisa da Ebit-Nielsen (2020), a necessidade urgente, aliada ao aumento na confiança nos pagamentos online, resultou em 7,3 milhões de brasileiros realizando sua primeira compra no e-commerce.

É importante destacar que o e-commerce provoca um grande impacto no consumo da população, não apenas pelas compras realizadas de maneira virtual, mas também, as compras realizadas em ambiente físico, moldando o comportamento do consumidor com base nas interações digitais. Contudo, é inegável que a pandemia acelerou e fomentou o consumo remoto, obrigado as empresas a se reorganizassem e se reinventassem para se adequar a essa nova realidade e manterem suas operações (Rocha, 2020) Mas o que torna um e-commerce inteligente?

O e-commerce, diferente do comercio eletrônico tradicional, é baseado em tecnologias avançadas com intuito de oferecer experiências personalizada, e atender demandas especificas de forma automatizada. Essa ferramenta utiliza de inteligência artificial, big data, machine learning, entre outras analises comportamental, para fornecer ao usuário sugestões precisa, e melhorar a experiencia como usuário, não apenas facilitando compras e atendendo necessidades, mas melhorando a experiencia do cliente.

Reategui e Cazella (2005), discutem as tecnologias existentes e emergentes que visam identificar padrões de comportamental de consumo e pesquisa, para personalizar o relacionamento com usuários, garantindo maior agilidade e precisão no e-commerce inteligente. Essas tecnologias incluem:

·         Filtragem de Informações: são dados que auxiliam no sobrecarga de informação, “filtrando” o que é essencial e necessário para uma busca. Onde o sistema busca casar a necessidade explicitada com os dados e documentos disponíveis, baseada nas informações no início da interação do usuário em sua busca, construindo um perfil de interesse, o que tange a necessidades gerando um perfil com características consolidada (BELVIN & CROFT, 1992 apud REATEGUI & CAZELLA, 2005).

·         Filtragem Baseada em Conteúdo: Trata-se de itens que compara descrições de interesse do usuário, verificando se é relevante ou não de forma individual, (BALABANOVIC & SHOHAM, 1997 apud REATEGUI & CAZELLA, 2005). Segundo Herlocker as ferramentas utilizadas aplicam essa técnica como indexação de frequência, baseada em palavras, (2000, apud REATEGUI & CAZELLA, 2005.

·         Filtragem Colaborativa: utilizado com base em palavras chaves que trazem probabilidade, com intuído de atender as necessidades dos usuários, segundo Marchi (2008).


A final qual é o benefício de um e-commerce inteligente?

Além de suprir a demanda de forma eficiente e eficaz para quem utiliza dessa ferramenta, o e-commerce inteligente traz vantagens tanto para quem consome os produtos ofertados como para empresas que ali estão ofertando, pois conseguem que maneira ágil proporcional experiencia personalizada, o que aumenta o engajamento e satisfação, impulsionar significativamente as vendas sem a necessidade que obter mais mão de obra, gerenciar o estoque de forma otimizada, não demandando excessos de produtos, além é claro de atendimento automatizado através dos assistentes virtuais, tornando ágil o suporte ao cliente.

A evolução das vendas virtuais para o e-commerce inteligente, se faz de forma natural, onde maior eficiência e avanço tecnológico permite que as empresas tenham posicionamento diferente no mercado, se destacando cada vez mais, proporcionando aos clientes experiencia de compras intuitivas, tornando-se mais competitivas. Com tudo, para se manter proeminente as empresas precisam investir constantemente em inovação, buscando ferramentas tecnológicas que possa revolucionar sua jornada no mercado e conectar-se de forma inteligente com seus clientes.


 
 
 

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