Franqueador e Franqueado: Alinhamento e Confiança como Bases do Sucesso
- laissilva71
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
Mesmo diante das oscilações e transformações no cenário econômico do Brasil em diferentes momentos, o setor de franquias trouxe um significativo crescimento para economia brasileira, com um mercado mais dinâmico entre redes nacionais e internacionais, através da consolidação de marcas. Segundo da Associação Brasileira de Franquias (ABF) esse setor está passando por uma intensa expansão, especialmente para os novos empreendedores que buscam a segurança do Know how fornecido pelo sistema de franquias.
Segundo Mendelsohn (1994), as franquias não foram inventadas por uma única pessoa. Elas surgiram a partir de soluções encontradas por empreendedores, para enfrentar desafios nos negócios. Essa solução tem servindo de modelo para inúmeras empresas, com diferentes formatos. A evolução, portanto, vem ocorrendo de forma natural, lado a lado com a globalização.

Um dos principais desafios no relacionamento entre franqueador e franqueado é a possível divergência de metas (SPINELLI e BIRLEY, 1996; ELANGO e FRIED, 1997). Enquanto o franqueador tem a responsabilidade de preservar a imagem e a reputação da marca, o franqueado assume riscos financeiros e operacionais, o que exige um alinhamento claro de objetivo e expectativas. A falta de sintonia pode levar a estagnação da franqueado, comprometendo o sucesso da parceria. Esse alinhamento deve ser estabelecido desde o inicio do contrato de franquia, com definição clara das responsabilidades de cada parte e do comprometimento mútuo. É fundamental abordar, de forma objetiva e transparente, fatores que podem evitar conflitos futuros como: falta de alinhamento estratégico, clareza no papeis, falta de treinamento adequado, falhas na comunicação com o marketing da rede, falta de padronização e baixa rentabilidade da unidade franqueada.
Embora o suporte da franqueadora seja essencial, o sucesso da parceria depende muito mais do perfil e do comprometimento do franqueado. A disciplina o espirito empreendedorismo e a capacidade de seguir padrões são essenciais para o bom desempenho do franqueado na sua atuação. Necessitando de proatividade e estar disposto a aprender, entender e se adaptar, pois mesmo com o modelo de negócio pronto, é necessário dedicação e empenho para alcançar bons resultados. Além disso a comunicação assertiva e o bom relacionamento com a franqueadora são essenciais para obter constantes melhorias, visando maior qualidade no produto ou serviço ofertado e melhor competitividade no mercado.
O setor de franquias, principalmente no Brasil, vem se reinventando visando acompanhar o comportamento do consumidor e as mudanças constantes da tecnologia. Onde a automatização de processos e fortalecimento do e-commerce, torna o investimento e crescimento das microfranquias mais enxutos e acessíveis, pois o capital de investimento inicial é menor, e a rentabilidade se faz ágil.
O modelo de franquias está se consolidando com alternativa mais sólida e rentável para quem vislumbra empreender com suporte e segurança, onde a relação entre franqueador e franqueado precisa ser construída com base na confiança, alinhamento e clareza, pois a responsabilidade das partes precisa estar bem estruturada. Essa parceria traz benefícios mútuos e contribui para o fortalecimento e o crescimento da marca no mercado.

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